26. (UF-GO) Em dois movimentos estéticos, na literatura brasileira, há grande preocupação com o nacionalismo. Em um, evidencia-se postura nitidamente ufanística; em outro, freqüentemente contestatória. São eles, respectivamente:
- Romantismo e Simbolismo
- Romantismo e Modernismo
- Parnasianismo e Simbolismo
- Simbolismo e Modernismo
- Barroco e Arcadismo
27. (FCC)
"Na fase combativa do Modernismo, a prosa não teve o realce da poesia, mas sofreu uma transformação de igual importância."
São exemplos dessa transformação a que se refere o texto acima:
- Os Sertões e Canaã
- Ateneu e Dom casmurro
- Vidas Secas e Gabriela, Cravo e Canela
- Memórias Sentimentais de João Miramar e Macunaíma
- Fogo Morto e São Bernardo.
28. (FUVEST)
"Não permita Deus que eu morra
Sem que volta pra São Paulo
Sem que veja a Rua 15
E o progresso de São Paulo!"
O uso do poema-paródia, exemplificado na estrofe acima, é uma das características do movimento:
- romântico
- simbolista
- arcádico
- parnasiano
- modernista
(PUC-SP) Texto para as questões 29 e 30:
"E foi numa boca-da-noite fria que os manos toparam com a cidade macota de São Paulo esparramada à beira-rio do igarapé Tietê.
A inteligência do herói estava muito perturbada. Acordou com os berros da bicharia lá embaixo nas ruas, disparando entre as malocas temíveis.
Que mundo de bichos!
A inteligência do herói estava muito perturbada. As cunhãs rindo tinham ensinado prá ele que o sagüi-açu não era sagüim não, chamava elevador e era uma máquina. De manhãzinha ensinaram que todos aqueles piados berros cuquiadas sopros roncos esturros não eram nada disso não, eram mas cláxons campainhas apitos buzinas e tudo era máquina. As onças pardas não eram onças pardas, se chamavam fordes, hupmobiles chevrolés dodges marrons e eram máquinas. os tamanduás os boitatás as inajás de curuatás de fumo, em vez eram caminhões bondes autobondes anúncios-luminosos relógios faróis rádios motocicletas telefones gorjetas postes chaminés... Eram máquinas e tudo na cidade era só máquina!"
29. (PUC-SP) Analise a alternativa que apresenta o nome do texto acima e também o nome de outra obra do mesmo autor:
- Manifesto Pau-Brasil – Memórias Sentimentais de João Miramar.
- A Vida Passada a Limpo – A Rosa do Povo
- Angústia – Caetés
- Macunaíma – Amar, Verbo Intransitivo
- Ciclo do Cangaço – Fogo Morto
30. (PUC-SP) Nas duas primeiras linhas, tem-se o contato inicial com a cidade. O modo de apresentá-la, e, principalmente, o uso de expressões como "boca-da-noite", "macota" e "igarapé" revelam que:
- narrador não é brasileiro.
- esse texto é do século XIX, daí usar expressões desconhecidas.
- esse texto foi extraído de um romance indianista.
- autor não domina o código da língua portuguesa.
- narrador, assumindo o modo de ver da personagem, usa sua linguagem.
GABARITO:
26. b
27. d
28. e
29. d
30. e
27. d
28. e
29. d
30. e
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