21. (CESESP)
"A força poética e o domínio da linguagem o situam entre os grandes ficcionistas, embora se lhe reconheça a rebeldia aos moldes e padrões consagrados pela tradição... relacionada aos gêneros literários" (Proença, M. Cavalcanti.) "Assim, ele mesmo classifica de idílio e rapsódia duas de suas principais obras de ficção. sua importância na moderna literatura e arte nacionais é assim sintetizada: sem...., não a Semana de Arte Moderna, mas o Modernismo não teria sido o que foi. E quem diz Modernismo diz toda a literatura brasileira dos últimos quarenta anos." (Martins, Wilson, 1961).
Assinalar a única alternativa que preenche, adequadamente, o trecho acima:
- Manuel Bandeira
- Cassiano Ricardo
- Graciliano Ramos
- Oswald de Andrade
- Mário de Andrade.
22. (VUNESP) Leia com atenção o texto que vem a seguir:
"A minha pena foi sempre dirigida contra os fracos... Olavo Bilac e Coelho Neto no pleno fastígio de sua glória. O próprio Graça Aranha quando quis se apossar do modernismo. Ataquei o verbalismo de Rui, a italianitá e a futilitá de Carlos Gomes, muito antes do incidente com Toscanini. Em pintura abri o caminho de Tarsila. Bem antes, fora eu o único a responder, na hora, ao assalto desastrado com que Monteiro Lobato encerrou a carreira de Anita Malfatti. fui quem escreveu, contra o ambiente oficial e definitivo, o primeiro artigo sobre Mário de Andrade e o primeiro sobre Portinari. Soube também enfrentar o apogeu do verdismo e o Sr. Plínio Salgado."
No trecho acima, retirado da obra Ponta de Lança, o autor define sua decisiva militância em prol do movimento modernista tanto na fase anterior à Semana de Arte Moderna quanto na fase posterior à eclosão do movimento. Esse autor combativo é:
- Manuel Bandeira
- Oswald de Andrade
- Menotti del Picchia
- Guilherme de Azevedo
- Ronald de Carvalho
23. (FCL-BA)
"Não quero mais o amor
Nem mais quero cantar a minha terra.
Me perco neste mundo
Não quero mais o Brasil
Não quero mais geografia
Nem pitoresco."
O texto acima traduz o enfaramento do poeta ....., que desiste de cantar temas...
- parnasiano - românticos
- simbolista - parnasianos
- arcádico - barrocos
- moderno - românticos
- romântico - arcádicos.
24. (FUVEST)
"Klaxon sabe que a vida existe. E, aconselhado por Pascal, visa o presente. Klaxon não se preocupará de ser novo, mas de ser atual. Essa é a grande lei da novidade. Klaxon sabe que a humanidade existe, por isso é internacionalista."
Esse texto foi pela primeira vez publicado:
- num manifesto futurista de Marinetti.
- no manifesto regionalista de 1926.
- no Prefácio Interessantíssimo de Mário de Andrade.
- em uma revista de 1922, que se apresentava como mensário da arte moderna.
- no manifesto antropófago de Oswald de Andrade.
25. (PUCCAMP)
"São Paulo! Comoção de minha vida...
Os meus amores são flores feitas de original...
Arlequinal!... Traje de losangos... cinza e ouro...
Luz e bruma... Forno e inverno morno...
Elegâncias sutis sem escândalos, sem ciúmes...
Perfumes de Paris... Arys!
Bofetadas líricas no Trianon... algodoal!...
São Paulo! Comoção de minha vida...
Galicismo a berrar nos desertos da América!"
Na primeira fase do Modernismo brasileiro, que se estende de 1922 a 1930, dá-se a síntese de duas correntes opostas: universalismo e nacionalismo. Assim, podemos dizer, a respeito do texto acima, que:
- nacionalismo se revela na ênfase dada às riquezas brasileiras – "Algodoal"; e o universalismo, pela temática de difícil compreensão.
- a temática é nacionalista, mas realizada numa linguagem inspirada nas propostas das vanguardas européias, especialmente o futurismo.
- universalismo se revela pela referência à cidade de Paris, e o nacionalismo, pela linguagem rica em expressões populares brasileiras.
- tanto o nacionalismo, quanto o universalismo, estão ausentes do texto.
- nacionalismo se revela na ênfase dada às riquezas brasileiras – "Algodoal"; e o universalismo, pela alusão à figura do Arlequim, de origem européia: "Arlequinal... Traje de losangos...":
GABARITO:
21. e
22. b
23. d
24. d
25. b
22. b
23. d
24. d
25. b
Nenhum comentário:
Postar um comentário