A capela do Barão

A região piracicabana, rica em belezas naturais, de solo fértil e clima ameno, recebeu, ao longo da história brasileira, imigrantes de todos os cantos do mundo, desde os primeiros portugueses, nos tempos coloniais, demais europeus, os americanos em Santa Bárbara d'Oeste, africanos, asiáticos, até os recentes coreanos motivados pela indústria automobilística: gente laboriosa que fez deste pedaço de chão um dos mais desenvolvidos do país.

No século 19, no auge da produção cafeeira, destacavam-se os grandes fazendeiros e políticos, a exemplo do Barão de Serra Negra, em Piracicaba (Francisco José da Conceição (1822 - 1900).

Nas imediações de Rio das Pedras, o barão dirigia os negócios a partir de sua lendária fazenda onde foi construída esta capelinha. Após sua morte, a capela lhe serviu de túmulo por algum tempo até seus restos serem trasladados para o cemitério de Piracicaba.

Hoje, em meio aos verdes mares de canaviais, a capela resiste às provações do tempo e nos serve de inspiração para cartões e mensagens no portal oriza.net.



by Soninha
oriza.net Portal

2 comentários:

  1. Muito lindo, como tudo o que escreve e compartilha connosco:
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia da gaivota apaixonada
    Bom dia meus amores
    Desejo a todos vocês uma linda e maravilhosa quinta-feira.
    Beijosss♥♡♥♡♥

    ResponderExcluir